O que é pH!?
Olá amados!
Hoje o assunto/post do blog, não terá nenhum produto, porem trarei um pouco de conhecimento para vocês, que acho absoluto e necessário. (rs)
Adianto que li em muitos lugares e conclui minha interpretação, dando assim um suporte melhor para algumas duvidas que surgem quase sempre em posts de cosmético.
Chega de enrolação...rs... E aí, já ouviram falar em pH?
pH é a sigla de "potencial Hidrogeniônico ou potencial de Hidrogênio Iônico ", é uma escala gráfica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução.
A utilização e estudos de pH foi introduzido em 1909 pelo bioquímico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen, quando o mesmo realizava trabalhos com enzimas e proteínas. O bioquímico nasceu em Havrebjerg 9 d e Janeiro de 1868 e faleceu em Copenhague 12 de Fevereiro de 1939.
Pode se dizer que pH também é o meio de medir, que varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância (concentração de ácidos, metais, sais, etc.).
Relacionei de forma simples e engraçada os 3 graus que possam ser denominado um pH:
PH ÁCIDO: Como se fosse uma porta selada; bem fechada, muito difícil de entrar
PH NEUTRO: É você na briga de marido e mulher, não se mete a colher, fica na sua. (rs)
PH ALCALINO: ''Tipo'' hospital 24 horas, sempre aberto!
Elaborei um gráfico simples com base em um fio de cabelo, utilizei uma ''escala'' universal que compreende valores de 0 a 14, sendo que o 7 é considerado o valor neutro. O valor 0 (zero) representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima. Aproveitei também para acrescentar alguns produtos de necessidades diárias e agentes químicos mais comuns que utilizamos ou ainda venhamos a utilizar. Desde um oxidante 1,2 a 3,0 á um relaxamento 11,0 a 13,5.
Como o blog sempre trata, de cosméticos e por vezes alimentos achei que vocês gostariam de saber os níveis de pH, de algumas partes do nosso corpo:
- Estômago 1,5 a 2
- Cabelo 4,2 a 5,8.
- Pele 4,5 a 5,8.
- Saliva Humana: 6,5 a 7,4
- Sanguíneo 7,4
Como os níveis normais do cabelo é de 4,2 á 5,8; estando muito abaixo ou acima destes valores nosso cabelo pode vir a sofrer danos. Para não ficar um assunto confuso e muito puxado vou dar exemplos básicos para concluir o raciocínio:
Excesso de pH ácido:
Escovas Progressivas = Geralmente são muito ácidas para os fios variando de 1,5 a 2,5(pH). Acontece um selamento muito profundo no fio,que geralmente impede a penetração de água, condicionadores e até tratamentos reparadores.
Excesso de pH neutro:
Shampoos(geralmente) = Seu uso continuo, faz um limpeza gradativamente agressiva nos fios e couro cabeludo. Não podemos esquecer que o pH da pele(couro cabeludo) é 4,5 a 5,8; e já o pH neutro é 7
Excesso de pH alcalino:
Cloro(Piscina) = Este todo mundo abusa, e quer fazer a rica na piscina e nem sabe que o mesmo chega a níveis altíssimos, entre 12,5 a 13,8. Seu cabelo fica abandonado a própria sorte.
Bom amados é correto observar os produtos que possam vir a ser utilizados, sejam eles pra qualquer finalidade.
O grau de pH que pode ser bom para determinada parte do corpo, pode não ser bom para o restante do corpo.
Assistam o vídeo:
Espero ter ajudado. Duvidas e sugestões continuem me enviando. Super bjuxxx e até mais!
0 comentários